Universo de Memórias

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Quando Mãe utilizou fraldas

Mamis já não controlava mais a micção e um pouco depois a evacuação.
Praticamente ambas as funções fisiológicas bem comprometidas desde o final da primeira fase.
Retardamos o uso de fraldas até onde foi possível com estímulos para não esquecer visto que ingeria muita água, sucos, chás e café com leite.
Os líquidos(hidratar)são vitais, a questão é moderar os horários.
Horários bem definidos para os líquidos. Principalmente durante a noite.
Algo que eu não conseguia organizar, inicialmente, porque Alzira italianinha era muito irriquieta.
Tive uma ideia, na época, que funcionou(além de lembrá-la do banheiro).
Se foi fácil?
Não.
Exercício de paciência. Nós não tínhamos cuidadora, apenas uma diarista.
Eu dizia que no dia seguinte nós iríamos viajar e não daria tempo para o banho.
Nesta época ainda tomava banho só com a minha supervisão.
Ela mesma pedia.
Tinha medo de cair.
A tal labirintite e a medicação que até hoje me deixa com uma pulguinha atrás da orelha.
Este, ela tomava regularmente, sem queixas ou birras.
Aliás, eu tinha que esconder o remédio e deixá-la tomar só na hora certa.
Um princípio ativo muito forte e sempre fiquei com uma dúvida, pois através de leituras no google descobri que após 6 meses de uso contínuo uma pausa deveria ser dada.
Depois, na dependência, é que não gostava da minha ajuda.
"Parece crueldade, porém foi uma tática".
No amanhecer ela não recordava o dito na noite anterior.
De tanto eu repetir, Dona Alzira condicionou-se.
Consegui evitar por uns bons meses embora algumas escapadas inevitáveis
em todos os lugares da casa.
Quando efetivamente o descontrole total chegou, as fraldas voavam junto.
Era um tal de rasgar, tirar, jogá-las ao lado da cama, na parede, na janela e dirigir-se ao banheiro deixando rastros por onde passava.
Eu não sei o que foi pior. Se o antes ou o depois.
Falava:não quero esta calcinha diferente!
Era agitada e plugada em mil baterias, vasto vocabulário e não discernia uma fralda de uma calcinha.
Tempo de muito desgaste, criatividade e compreensão.
Em Abril de 2005 aceitou-as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário