Universo de Memórias

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A aprendizagem é gradativa

É um processo no qual adquirimos conhecimentos, habilidades, discernimento.
Em milhares de ocasiões me vi resgatando experiências, já existentes, com minha avó materna, tios(as), primos(as) que foram presentes nesta história-memória de vida.
Uma delas, extremamente marcante, foi o dialeto italiano.
Ai de mim se não tivesse convivido com estes parentes falantes, animados, bravos e festeiros.
Principalmente com a nona, uma fofa, minha madrinha, meu grude.
Não sei me virar na escrita, mas entendo bem o dialeto.
Minha mama passou períodos parlando iatalianês.

Foi curioso! Divertido! Relaxante!

De repente chochichava uma palavra no meu ouvido e eu dava continuidade em voz alta(meio atrapalhada)e ríamos juntas.Era um tipo de elo para que ela dialogasse com todos da casa por dias a fio.
Pelo menos se tinha um resgate do bom humor da italianinha.
Intrigante porque nestes períodos citados ela esquecia todas as amarguras.
Um resgate gostoso de viver!
Eu embarcava no navio dela e algumas falas, de origem, seriam impublicáveis.
Dizia-me dos gostos pessoais, da mama, da casa que morava, da mesa enorrrrme com todos or irmãos e irmãs reunidas, do meu marido(adora ele até hoje-demonstra nos olhos), dos meus filhos.
Um adendo aqui:
Outra curiosidade é que Gabi jamais cresceu na lembrança de mamis.
Sempre teve 7-8 anos e quando se referia à ela sempre preocupada em comprar um vestidinho bonito. Curioso não?
Mas, nunca mais lembrou ou tocou no nome do meu pai. Outra curiosidade intrigante.
Nestes momentos a concentração era focada nestes assuntos e pessoas.
Eu traduzia tudo para Beto, Dú e Gabi, pois eles nada entendiam.
Bons tempos! Leves! Animadores!

Mesmo no estágio mais avançado do Alzheimer existiu um ano do calendário que pronunciava palavras isoladas um tanto compreensíveis.
As dificuldades estavam maiores.
Por uma semana inteirinha tivemos a grata satisfação de ouví-la: parlando, parlando.
Monossílaba, porém comunicando-se em voz.
Ainda ensinou um pouco da língua pátria de onde veio.
Mamamia são tantos trechos...
Postarei conforme as lembranças chegarem.

O título desta postagem sugere o nosso aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário