Universo de Memórias

sexta-feira, 28 de março de 2014

Atendimento Público de Alzheimer em Cidade Brasileira


FONTE: A Voz da Cidade


CONFIRAM...

Cidade ganha Centro Público de Atendimento para Alzheimer

A PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA


VOLTA REDONDA
Depois de muita expectativa, o município ganhou ontem o primeiro centro especializado no atendimento a pessoas portadoras da doença de Alzheimer do Brasil - o Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares - Centro Dia Synval Santos. A unidade, que irá atender pacientes na fase intermediária da doença, na Rua 548, 101, bairro Jardim Paraíba, contou com investimento de R$ 1,5 milhão.
O centro, que terá como coordenadora a psicóloga Danielle da Silva Freire, que está há 13 anos no serviço público, irá oferecer aos pacientes na fase intermediária da doença oficinas terapêuticas de artes, música, terapia ocupacional, além de auxiliar os seus familiares para lidar com o dia a dia do usuário. A coordenadora explicou que os familiares receberão orientação para lidar com o usuário quando ele estiver desligado, perder o perfil e a memória, e ficar na situação de acamado. “Queremos auxiliar a família quanto aos cuidados necessários”, explica a coordenadora.
O Centro de Atendimento ocupa uma área construída de 870 metros quadrados e irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. Na unidade tem três salas de atividades, duas salas de repouso, sala da diretoria e equipe, cozinha, refeitório, como área de convivência coberta, para caminhada, área externa, banheiros masculino e feminino adaptados, auditório para 60 pessoas, recepção e outros.
O Centro Dia Synval Santos, que terá capacidade para atender de 100 a 120 idosos por mês, é uma realização de cirurgião-dentista.
O Centro vai oferecer assistência social com terapia ocupacional, musicoterapia, artes, propiciando um ambiente de bem estar aos pacientes idosos. Vale ressaltar que, a cidade possui atualmente cerca de R$1,8 mil pessoas cadastradas com a doença.
 

ENCAMINHAMENTO
A partir do encaminhamento que será feito pela Policlínica da Melhor Idade, a equipe do centro fará junto com o laudo médico; triagem para verificar os critérios de renda familiar de até três salários mínimos e se enquadra no quesito social  de violação dos direitos, como o semi abandono, quando o número de pessoas para cuidar do idoso com Alzheimer é menor no dia a dia. Pessoas nessa situação terão preferência no atendimento.  
De acordo com dados de uma pesquisa divulgada recentemente, a doença de Alzheimer atualmente está em terceiro lugar como as que mais matam em todo o mundo, atrás apenas das doenças cardíacas e do câncer. A pesquisa revelou ainda que os números podem ser maiores, já que há um preconceito que cerca a doença e diagnósticos errados. Os cientistas afirmaram que devido a estes problemas, os idosos podem não receber o tratamento correto para amenizar o sofrimento.
De acordo com as estimativas dos pesquisadores, o número de mortes causadas pelas complicações do quadro de Alzheimer pode ser até quatro vezes maior do que o divulgado. A doença é uma patologia cerebral que requer diagnóstico correto e que pode ser tratada, embora o tratamento atualmente apenas amenize os sintomas. Na opinião dos neurocientistas, um bom tratamento pode reduzir os sofrimentos.

Postado em 27/03/2014 10:51:23

Nenhum comentário:

Postar um comentário