Universo de Memórias

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Observar os sinais para o diagnóstico precoce do Alzheimer

Esquecer o guarda-chuva, o local onde estacionou o carro ou não fazer ideia do nome daquela pessoa que você acabou de conversar são situações pra lá de constrangedoras. Quem nunca passou por isso? Porém, se essas falhas de memória começam a ficar frequentes demais, é hora de ligar o alerta vermelho.
Segundo Cássio Bottino, psiquiatra e coordenador do Programa Terceira Idade (Proter), da Universidade de São Paulo (USP), esquecimento de fatos recentes é um dos sintomas mais comuns do início da Doença de Alzheimer (DA), que afeta principalmente pessoas que ultrapassaram a faixa dos 65 anos.
Se analisarmos somente as falhas de memória, não é possível afirmar que é Alzheimer. O esquecimento de alguns fatos pode ser fruto de alguma dificuldade pela qual a pessoa possa estar passando, problemas familiares, sobrecarga de trabalho, depressão, alcoolismo, drogas, entre outros — esclarece Bottino. 
 Porém, o diagnóstico precoce é a chave para impedir que os efeitos da doença avancem e comprometam a qualidade de vida do idoso. A DA tem evolução lenta, e essa é uma forte barreira para sua detecção. Nesse sentido, a participação e observação da família torna-se fundamental. Prestar atenção nas mudanças de comportamento e fazer uma comparação com pessoas da mesma idade é uma boa forma de saber se é hora de procurar tratamento.
Se há diagnóstico de Alzheimer, é preciso saber que os esquecimentos aumentarão em frequência, já que a doença não tem cura. Estimular a pessoa a manter a mente ativa, seja através de leitura, jogos ou atividades físicas é essencial. E para quem já tem DA, essas medidas e o tratamento medicamentoso com inibidores da acetilcolinestinesterase, podem retardar de forma significativa o declínio da função cognitiva em pacientes com DA leve a moderada. O médico deve ser sempre procurado para avaliar e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.

Fique atento aos principais sintomas da doença:

:: Perda de memória recente, com esquecimentos frequentes e incapacidade de relembrar assuntos.
:: Dificuldade para realizar atividades rotineiras, como preparar uma refeição ou fazer uma ligação.
:: Desorientação espacial, incluindo esquecimentos de onde está e como chegou a tal local.
:: Poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal. Exemplos: vestir-se de forma inapropriada, com várias camadas de roupa em dias quentes ou pouca vestimenta em dias frios.
:: Problemas com pensamento abstrato, com dificuldade acima do comum para realizar raciocínios mentais.
:: Errar o lugar das coisas, como colocar o ferro de passar no freezer.
:: Mudanças de humor e comportamento sem motivos aparentes. O paciente pode ir de um estado calmo ao depressivo e raivoso em pouco tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário