Universo de Memórias

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Insônia e Alzheimer

Estudo associa insônia a risco de Alzheimer em homens


Pesquisadores da Suécia demonstraram que homens que se queixam de problemas para dormir têm maior risco de demência ao longo dos anos


Alzheimer: Quanto mais tarde o homem apresenta distúrbios do sono, maior o risco de demência, segundo novo estudo



Alzheimer: Quanto mais tarde o homem apresenta distúrbios do sono, maior o risco de demência, segundo novo estudo (Thinkstock/VEJA)
Pesquisadores da Suécia, após acompanhar um grupo de homens por quatro décadas, descobriram uma relação entre distúrbios do sono e risco elevado de demência. Segundo os especialistas, por exemplo, a chance de ter Alzheimer ao envelhecer foi 51% maior entre aqueles que se queixam de insônia e outros problemas para dormir. As conclusões fazem parte de uma pesquisa divulgada nesta semana periódico Alzheimer's & Dementia.  

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Self-reported sleep disturbance is associated with Alzheimer's disease risk in men​

Onde foi divulgada: periódico Alzheimer's & Dementia

Quem fez: Christian Benedictemail, Liisa Byberg, Jonathan Cedernaes, Pleunie S. Hogenkamp e colegas.

Instituição: Universidade Uppsala, na Suécia.

Resultado: Homens, principalmente idosos, que se queixam de terem distúrbios do sono maiores chances de desenvolver o Alzheimer e outros tipos de demência.
“É importante ressaltar que existem vários fatores, como o exercício físico, que podem influenciar a saúde do cérebro. Assim, concluímos que bons hábitos de sono são também essenciais para manter em dia a saúde do órgão conforme envelhecemos”, explica Christian Benedict, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade Uppsala, na Suécia.

Na pesquisa, a equipe acompanhou cerca de 1 000 homens de 50 anos de idade entre 1970 e 2010. Os autores cruzaram dados sobre relatos de distúrbios do sono e a incidência de demência entre os participantes.

Relação — De acordo com o estudo, os homens que relatavam ter problemas para dormir tiveram um risco 33% maior de desenvolver alguma demência em comparação com aqueles que não apresentavam distúrbios do sono. No caso específico do Alzheimer, essa chance foi 51% mais elevada. A pesquisa também concluiu que o risco de demência aumentou quando os problemas relacionados ao sono eram apresentados por homens acima dos 70 anos.
“Quanto mais tarde o distúrbio do sono é relatado, maior o risco de o homem desenvolver a doença de Alzheimer. Esses resultados sugerem que as estratégias destinadas à melhora da qualidade do sono no fim da vida podem ajudar a reduzir o risco da demência”, diz Benedict.

Sono - Outras pesquisas já constataram a importância de uma boa noite de sono para o cérebro. Por exemplo, um estudo recente da Universidade de Bonn, na Alemanha, concluiu que uma noite sem dormir causa sintomas de esquizofrenia. Além disso, um trabalho feito nos Estados Unidos e publicado em agosto mostrou que o risco de obesidade é 20% maior em jovens que dormem menos do que seis horas por noite.

2 comentários:

  1. Preocupante essa questão do sono. Não gosto muito de dormir, acho que estou perdendo momentos importantes da vida, por isso durmo apenas 4 horas e acho que é suficiente no meu caso. Acordo disposto e permaneço assim por todo o dia. Acha que estou errado?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Se teu descanso necessário é esse e não se sente fatigado, sonolento, não prejudica seus afazeres diários...creio que está tudo bem.

    ResponderExcluir