Universo de Memórias

sábado, 29 de dezembro de 2012

Uma chuva

Os anos de cuidados para com minha Mãe estão aflorando minhas percepções realistas e por mais que eu insista, a cada amanhecer, os sinos tocam de uma maneira urgente para comigo.
Cansada, esgotada, pedindo socorro no corpo e na alma.
As pessoas passam por mim, apenas passam e julgam(algumas delas)por desconhecerem totalmente estes 21 anos no atendimento.
Cada qual pega sua mala, sua mochila imaginando uma filha "madame" que  possui todas as facilidades encontradas no mundo terreno.

Outros até riem dos meus desabafos ou setenciam por eu não pronunciar a palavra "Deus".
Alguma diferença faz se tantos vivem orando, falando no Criador e somente nisto se baseiam?
Digo aos evangelizadores: Esqueçam! 
Coloquem a mão em cocô-xixi, troquem fraldas, efetuem a higiene, arrebentem a coluna, dêem comida na boca, fiquem acordados nas madrugadas, tentem adivinhar o que o paciente precisa(quando nada mais fala), privem-se de vários passeios, ouçam gemidos nos períodos críticos pulmonares, administrem tudo!
Fui muito gelada em dizer verdades?
Então falo em Deus(para os crentes de plantão)em 2013: a palavra é...Compaixão!
Assistir, cuidar de uma Mãe sofrendo é no mínimo uma Arca inteira de Noé. 
E fica sempre um questionamento: onde estão os mais próximos?
Hum...onde?
Não cheguei ao mundo afim de proporcionar lições de vida e detesto quando me chamam de guerreira, heroina ou qualquer adjetivo divino.
Não tive escolha. Sou a única. Apenas, tenho amor e garra!!

Vítima? Pena de mim mesma?
Não!!!!!

Marília - numa tarde chuvosa e observando os próprios efeitos que o Alzheimer trás aos familiares que realmente cuidam e não apenas visitam(os quais na maioria se dizem surdos, cegos e mudos e...não visitam).

Uma chuva de beijos aos hipócritas
 

2 comentários:

  1. Cara Marília,

    Muitas vezes ouvi dizer que aqueles que seguem suas vidas sem olhar pra trás são corajosos, mas na minha opinião, coragem mesmo tem aqueles que ficam, que enfrentam os problemas, querendo ou não, afinal ninguém quer problemas, mas quando a vida nos apresenta um problema tão delicado como um familiar doente, apenas os corajosos e com amor no coração é que ficam e enfrentam como você faz.
    Eu sou solteira e não tenho filhos, e muitas vezes ouvi pessoas dizendo que é muito ruim não ter filhos porque não vai ter ninguém para cuidar na velhice... quanto engano!!!
    Minha família é bem grande e tive vários exemplos na minha família, que quando chegou a velhice com doença, e apesar de vários filhos, ninguém queria cuidar, cada um tirava seu time de campo de um jeito diferente.
    A maioria palpita e acha fácil cuidar de alguém doente, mas nem imagina o quanto de desgaste físico e emocional que acarreta no cuidador.
    O que importa é o seu amor!!!
    Desejo que 2013 seja um ano de muito amor, paz, harmonia e felicidade para você e toda a sua família.
    Força e coragem!!!
    Bjs
    Luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luísa
      Muitos nos dizem que o olhar para o passado é não evoluir.
      Acontece que o passado é parte da história de cada um e quem esquece disso, no mínimo, tomba lá na frente.
      Não adianta dissociarmos Passado, Presente e Futuro(assim penso).
      Agradeço seu comentário e aproveito a oportunidade para te abraçar fraternalmente.
      Um 2013 transformador para todos nós!
      Boas energias!

      Excluir