Universo de Memórias

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O Estresse do Cuidador

Porque hoje, exausta, estou em casa recompondo e ajustando meu íntimo espiritual. Uma breve pausa da tarde.

Escrevo por mim. Cada um sente de maneiras diferentes e não serei Eu a Alma dos outros.
Sim...existem diferenças e também enfoques iguais.


Ao assumirmos a responsabilidade total por um familiar acometido por esta doença degenerativa o maior empenho é nos mantermos emocionalmente centrados. Algo extremamente INCOMPREENSÍVEL para quem não vive(viveu)24 horas nesse contexto flutuante dedicado à uma pessoa que amamos.
Do início ao fim adquirimos um salão de danças "real" onde os ritmos e passos ficam desgovernados.
Quem se envolve no compromisso, muitas e "muitas" vezes se priva, por anos seguidos, de simples passeios(como caminhar, ir a um cinema, festas, viagens...ou seja, anula-se como pessoa).
Reconheço que alguns optaram e outros não tiveram escolha.
Aí nos dizem:
-Poderia ser uma outra doença!
(Mas, não é!)
-Está "Velho(a)"-NÃO GOSTO DESTA PALAVRA
-Eu já acostumei, entrego a Deus e "cruzo os braços"-OUTRA FRASE QUE DETESTO OUVIR
(Entregará a Deus quando vier a óbito!)
Acho distorcida essa mania de, acerta meus ouvidos sensíveis, entregue a Deus.
-Aceite!
-Quem disse que não aceitamos?
Oras...aceitar não significa desistirmos!
-Que qualidade de vida os portadores(nas fases avançadas)estão levando?
-Melhor seria o descanso!
*Será que diríamos o mesmo se um de nossos filhos estivesse vegetando numa cama?*
Duvido!
Iríamos até o final segurando suas mãos!
Qual o motivo para não segurarmos as Mãos dos nossos amados?
Comparativamente, neste Universo, temos o Cuidador.
Cuidador se estressa. Cuidador passa noites e dias sem dormir. Cuidador esquece de si. Cuidador se culpa. Cuidador têm problemas de saúde. Cuidador é GENTE! Cuidador merece respeito! Cuidador sofre! Cuidador se auto-recria. Cuidador também renasce das Cinzas! Cuidador têm direitos! Cuidador é aquele visto como a fortaleza protetora! Cuidador não é modismo! Cuidador rala para viver! Cuidador trabalha! Cuidador procura algo para sorrir! Cuidador chora.
      
Cuidar não é somente algo mecânico!
Não importa o lugar, não importa se não anda, não fala, não abra os olhos ou se abrir nada mais enxergue. Ali, existe um ser humano que um dia foi ativo, foi uma Mãe, um Pai, uma Tia, Sogra(o) e assim por diante.
Eles sentem!
Sentem toda nossa energia!
Sentem o que NÓS sentimos por eles!
Sentem as pessoas que os atendem!
E, seria, uma grande-grave omissão para aqueles que pensam:
-Ah...fulano(a) CUIDA. Não é comigo. Nem quero saber do que se trata.

Acredito(no meu caso)por missão neste mundo. Mãe escolheu-me. Eu a escolhi. E agora é história de aprendizado. Beijos Mãe! Te amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário