Universo de Memórias

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

As Coceiras e Alergias

















Leio muitos relatos a respeito de "coceiras"(alergias) nos portadores de Alzheimer e por este motivo uma breve explicação aqui no blogspot.

Considerando, também, que os desencadeadores podem estar relacionados ao clima(estações do ano), regiões, aos alimentos, sabonetes, algum tipo de sabão utilizado para lavagem das roupas, cremes, a água do banho(quando muito quente), o uso de talcos(algumas pessoas são sensíveis), cobertas(sempre lençóis abaixo delas).

Seguem outras situações relativas aos medicamentos:
Manchas na pele são um dos sintomas alérgicos causados por medicamentos.

Irritação nos olhos, nariz escorrendo, coceira, formigamento e pele avermelhada são sinais típicos de uma reação alérgica. Mas, o que muita gente não sabe é que esse tipo de alergia pode ocorrer após tomar algum medicamento.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), cerca de 12% da população sofre de alergia a algum tipo de medicamento. E os analgésicos e os anti-inflamatórios respondem por 40% dos casos.

Segundo o dermatologista Anderson Bertolini, a partir do momento que a pessoa desenvolve alergia a um medicamento, permanece alérgico por toda a sua vida.

"Geralmente quando a pessoa apresenta uma reação cutânea adversa ao medicamento, ela pode sofrer consequências graves como a anafilaxia - inchaço da boca, olhos, língua e, principalmente, da glote (espécie de válvula pode onde passa o ar antes de entrar na traqueia) – que pode colocar a vida da pessoa em risco", explica.

A alergia medicamentosa pode se manifestar logo após a tomada do medicamento ou mesmo dias e semanas depois, o que pode dificultar o diagnóstico.

"O ideal é analisar o histórico do paciente e os medicamentos que foram ingeridos nas últimas semanas. Em alguns casos é possível fazer um teste para comprovar a reação no organismo", destaca o dermatologista.

Quando ocorrem reações alérgicas os sintomas mais comuns são edema (inchaço) da face, sobretudo nos lábios, olhos e pálpebras; urticária; angiodema; coceira e erupção na pele. Em alguns casos, o paciente pode sentir desconforto respiratório, falta de ar, diarreia, vômito, cólicas intestinais ou choque anafilático, que é o grau máximo de alergia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário