Universo de Memórias

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FONTE-UOL-NOVIDADE

A empresa GTX Corp anunciou um novo dispositivo para ajudar pessoas portadoras do mal de Alzheimer a se tornarem mais independentes. A novidade é um calçado com GPS embutido, que será lançado em novembro nos EUA, por volta de US$ 300 dólares (cerca de RS 600 reais). O primeiro lote do produto contém 3 mil pares que serão distribuídos em lojas específicas.

Através do dispositivo localizador integrado ao tênis, familiares podem fazer o download de um aplicativo para smartphone e acompanhar, de qualquer lugar, os passos da pessoa que está usando o sapato. Além disso, é possível traçar no mapa uma "zona de segurança", permitindo ao portador da doença caminhar por onde quiser, sem correr perigo. Ao sair dessa zona, o calçado com GPS aciona um alerta, que automaticamente avisa o celular contendo o dispositivo.

O design do sapato se assemelha a um convencional, com exceção de uma pequena elevação perto do calcanhar.

Esse não é o primeiro produto voltado para rastrear pessoas que sofrem de Alzheimer. Relógios, braceletes e outros gadgets estão disponíveis no mercado, mas não garantem que o paciente sempre vai estar com o objeto que tem o dispositivo embutido.

O mal de Alzheimer é uma das doenças mais frequentes entre idosos, caracterizada por um progressivo declínio em certas funções como memória, orientação no tempo e no espaço, aprendizado, distúrbios da linguagem, comunicação e capacidade de realizar tarefas cotidianas, mudança da personalidade e capacidade de julgamento, entre outros. Segundo o site Alzheimer Med, estima-se que 1 milhão e 200 mil pessoas sofram da doença somente nos EUA. No mundo, o número de pacientes é estimado em 35,6 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário