Universo de Memórias

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Questões Intestinais e outras em todas as idades- Alimentação-Hábitos-Dicas em Geral

É comum as pessoas descuidarem dessa parte do corpo. Apresentar alterações como desconforto abdominais, intestino preso ou solto demais pode sinalizar um desiquilíbrio das bactérias da flora intestinal, indicando que o órgão não está na sua melhor forma. Os nutrientes não estão sendo bem absorvidos e deixam o organismo mais suscetíveis à entrada de toxinas e a mercê de doenças.Os sintomas desses distúrbios podem indicar um desconforto momentâneo, uma diverticulite ou algum tipo de gastrite.
Uma das principais causas deste desconforto vem do sistema nervoso. Assim, o estresse, aliado a diversos outros fatores, como erros alimentares e falta de exercícios, potencializa seus sintomas.
O problema é considerado uma doença funcional, ou seja, não se encontram em exames laboratoriais evidências de alterações orgânicas, mas sim no mau funcionamento do intestino.
- Comer muita fibra
Alimentos integrais, como massas, arroz, pães e biscoitos, ajudam na formação do bolo fecal. Dessa forma a ida ao banheiro aumenta e o inchaço na barriga diminui.
- Beber água
Beber água com freqüência, mesmo se não estiver com sede. É importante manter a hidratação do corpo.
Aumentar a ingestão de líquidos sempre
 - Adote dieta que inclua alimentos com propriedades funcionais comprovadas.
 - Coma em pequenas porções e de forma mais frequente: em vez de três grandes refeições por dia, cinco menores.
 - Coma cinco porções de frutas, legumes e grãos
 - Aumente o consumo de peixe.
 - Evite a ingestão de comidas produtoras de gases.
 - Evite o consumo de comidas gordurosas (como frituras).
 - Evite a ingestão de bebidas à base de cafeína (como café), álcool e refrigerantes.
 - Coma lentamente e mastigue bem os alimentos antes de engolir. Quando o idoso necessitar de alimentação pastosa o mesmo procedimento).
 - Evite sorbitol (encontrado em adoçantes dietéticos) e frutose.
 - Eduque o intestino: nunca deixe de ir ao banheiro quando der vontade.
Alguns alimetos que auxiliam o organismo num todo:
Abacate
Recheado de carboidratos, gordura, vitaminas (A,B,D e E) e sais minerais (potássio, cálcio, fósforo e ferro), combate o mau colesterol, promovendo uma verdadeira limpeza no sangue e também é bom para os rins, o fígado, a digestão e contra o reumatismo e a artrite. Por causa dessas várias propriedades, o abacate é recomendado para pessoas que sofreram de desnutrição. Deixa a pele bonita e evita que ela fique seca.
Abacaxi
Rico em vitaminas A e C, em proteínas, carboidratos e em sais minerais, ajuda a ter uma boa digestão e um ótimo funcionamento do intestino. É eficiente contra a anemia, por causa de sua acidez, que ajuda o organismo a absorver ferro.
Acerola
Poderosíssima fonte de vitamina C, além de vitamina A, ferro, fósforo e cálcio. Seu uso é saboroso e refrescante. Previne a gripe, atua contra o excesso de ácido úrico e diminui a febre.
Alface
Dá pra fazer suco com alface para vencer a insônia e o reumatismo.
Banana
Fruta com muitas vitaminas (A, B e E), sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e fibras. Atua na força dos músculos e é realmente boa para evitar câimbras. Regula o trabalho intestinal, ativa os anticorpos e previne infecções. Faz bem para o coração e combate a hipertensão.
Beringela
Há muitos estudos a respeito dos benefícios da beringela para a saúde do coração. De qualquer forma, é um alimento nutritivo e que pode entrar em receitas de chás e sucos.
Brócolis
O suco desse alimento combate a hipertensão, o cansaço, a anemia e disfunções da bexiga e dos rins.
Caju
Anemia, diabetes, infecções, febre, diarréia e problemas respiratórios. Tudo isso perde a força quando você ingere caju, uma fruta com bastante vitaminas A e C.
Caqui
Riquíssima em vitaminas A e C, essa fruta ajuda a enfrentar fraqueza, cansaço e estresse, além de cortar diarréias e agir contra problemas estomacais e infecções urinárias. Mas ATENÇÃO: mulheres grávidas não devem ingerir as sementes do caqui, pois elas são abortivas.
Carambola
Tem vitaminas A e C de sobra e assim como o caju, atua contra diabetes, intestino solto. Se você estiver com coceiras na pele, manchas e alergias, a carambola é muito boa pra resolver esses problemas.
Cenoura
Excelente para a saúde da pele, dos cabelos e dos olhos e fortalece o processo digestivo.
Chuchu
É um bom calmante e também combate a obesidade e problemas estomacais.
Coco
O leite de coco verde é realmente milagroso, é um aliado de beleza da pele, enfrenta diabetes e desidratação.
Couve
É muito poderosa para combater anemia e pode ser batida no liquidificador com frutas. As crianças e quem não gosta nem vai notar.
Espinafre
Assim como a couve é eficaz contra a anemia.
Figo
Tem muito cálcio, potássio, fósforo, vitaminas A, B (em menor quantidade) e C. O figo também é composto por enzimas e fibras que ajudam na digestão.Combate o mau colesterol, tumores cancerígenos e a insônia.
Gengibre
Esse condimento pode enriquecer bebidas para tratar de asma, tosse e incômodos respiratórios.
Goiaba
Com vitamina A, C e PP, fósforo e cálcio, a goiaba é indicada contra diarréia, excesso de áciso úrico no organismo, infecções, gripes e resfriados.
Jabuticaba
Tem bastante ferro e combate úlceras.
Jaca
Não faltam proteínas, vitaminas A, C, complexo B e carboidratos para enfrentar a azia, a acidez, gazes, úlceras e gastrite.
Kiwi
Possui muitas vitaminas: C, B1, B2, B3, B6 e E, potássio, cálcio, fósforo, iodo, magnésio, sódio e ferro. Tudo isso torna o kiwi eficiente para fazer o intestino funcionar normalmente, até porque, é rico em fibras.
Laranja
Suculenta, a laranja tem em sua composição, água, glicose, vitaminas A, B e C, sais minerais, fibras e proteínas. Isso reforça as defesas do corpo, para lutar contra gripe, má digestão e intestino preso.
Limão
É o mais famoso remédio que vem da natureza. Tem vitaminas A e C e é eficiente contra várias doenças, principalmente para preveni-las. Seu suco é ótimo para o estômago.
Maçã
Com vitaminas A, B1, B2, B3 e C, potássio, sódio, cálcio, magnéiso e fósforo, a maçã ajuda a manter os níveis de colesterol, a emagrecer, faz bem para o coração e é boa tanto para prisão de ventre quanto para diarréia, pois regula o funcionamento do intestino.
Mamão
É uma fruta muito rica em nutrientes e propriedades de cura. Contém vitaminas A, B1, B2, B3, e C, fibras e cálcio. É ótimo para intestino, pois combate a acidez do estômago e também para o fígado. O mamão também é aliado de beleza, pois evita rugas, manchas e o envelhecimento precoce.
Manga
Muitas fibras, ferro, magnésio, potássio, cálcio, sódio, fósforo, vitaminas A e C; são muitos os nutrientes da manga, que é boa contra bronquite e outras doenças respiratórias, por ser um eficiente expectorante.
Maracujá
É tudo verdade! O maracujá realmente acalma, combate a insônia e é um grande aliado em tratamentos contra a depressão e ansiedade. Hipertensão, reumatismo e inflamações na pele também são tratados por essa fruta, uma grande aliada da saúde das mulheres na menopausa.
Melancia
É refrescante, ótima para hidratar o corpo e eliminar suas toxinas. Também enfrenta febre alta, gota e reumatismo. É grande fonte de vitaminas A, B1, B2, B3 e C.
Melão
Para quem tem carência de potássio no organismo, aí está uma rica fonte, que também possui vitaminas A e C, cálcio e glicose. Por isso, é bom contra anemia, intestino preguiçoso e devolve a vitalidade da pele. Para os idosos, é uma excelente forma de evitar a perda de cálcio, característica da idade.
Milho
Pode ser um grande aliado contra problemas nos rins e na bexiga e seu suco é delicioso.
Morango
Possui vitaminas A, B1, B2, B6, C, E e muitos sais minerais (potássio, fósforo, cálcio, cloro, magnésio, ferro e enxofre). Além da fruta, as folhas e a raiz também podem ser usadas para a cura. É bom para os rins, o estômago, o fígado e os pulmões. Também age como vermífugo.
Pepino
Com um sabor semelhante ao da melancia, também tem propriedade parecida. É diurético e ajuda a eliminar as toxinas do corpo.
Pequi
Essa fruta tradicional do centro-oeste do País auxilia em casos de desnutrição e atua como complemento nutricional, pois tem muitas calorias, carboidratos, proteínas e vitamina A.
Pêra
Combate a hipertensão, os problemas digestivos, respiratórios e de rins, pois tem muito cálcio, ferro, magnésio, potássio e sódio, além de vitaminas A e C. Também ajuda a baixar a febre e é bem calmante.
Pêssego
Com muito fósforo, ferro, cálcio, potássio, magnésio e vitamina A, C e B3. O pêssego alivia quem está com indigestão ou enjôo.
Quiabo
É ótimo para regular as funções do intestino e também age como fortificante.
Soja
Bastante encontrada em sucos prontos ou suplemnetos em pó, a soja é um dos alimentos mais ricos em nutrientes e propriedades terapêuticas. Entre tantos benefícios, combate anemia, raquitismo, gota, pressão alta e tensão nervosa.
Tamarindo
Ajuda a eliminar o excesso de toxinas do organismo e é ótimo purgante. Tem fósforo, cálcio, ferro e vitaminas A,B e C.
Tangerina
São muitos os benefícios de ingerir essa fruta, que enfrenta doenças respiratórias, dores musculares, problemas digestivos, vômitos e náuseas. Também auxilia em tratementos contra o câncer. Possue vitaminas A, C, potássio, cálcio, fósforo, sódio e ferro.
Tomate
Essa fruta - sim, o tomate é uma fruta - é rica em potássio, fibras, betacaroteno e vitamina C. Esses dois últimos são antioxidantes e têm a função de ajudar a proteger as células do organismo contra a formação de radicais livres, juntamente com o licopeno, considerada a principal substância encontrada no tomate, o que torna esse alimento um grande aliado contra o câncer.

O Idoso com Alzheimer, em fases mais avançadas, precisa de uma atenção especial por encontrar-se menos ativo e dependente.
Caminha pouco ou nem caminha mais, semi-acamado ou totalmente acamado no que reduz essa capacidade de uma digestão normal.
A Família e aqueles auxiliares nos Cuidados podem perceber como a alimentação deve ser ingerida.
Os Médicos indicarão uma dieta apropriada e os Cuidadores relatam e adaptam tais instruções ao estado tão singular de cada paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário