Universo de Memórias

quarta-feira, 5 de junho de 2013

No agora


























Eis minha Mãe neste exato momento.
Hora de um cochilo, pois ela vai ao leito às 17 hs todos os dias(apesar das dificuldades de equilíbrio, da dependência total, do não verbalizar).
Anterior ao leito acorda 9 hs da manhã para o café, banho e toda uma rotina já inserida no blogspot.
É colocada em ambientes diferentes com o intuito de movimentá-la visto que está rígida, dependendo de nós para tudo. Caminha um pouco(cada vez com mais dificuldade)com uma técnica especial e aprimorada pela Fisioterapeuta.
Constantemente estamos aprendendo(aqui em casa)umas com as outras ou encontrando maneiras de suavizar, melhorar os desconfortos de minha Mãe.

Entendam, por favor, que a foto, a escrita retratam as condições em que o Alzheimer a atinge no agora.
Senhora Alzira Becher(não é diabética, nem hipertensa, sem infecções, escaras,etc.)
Porém, o maior problema é o pulmão. 
Por não locomover-se sozinha como antes(nas fases anteriores).
A imunidade é outro fator relevante. A dela é baixa.

Não é para sentirem pena dela ou de mim.

A ideia é mostrar(um tantinho)do que a mídia não mostra.
É para que vocês reflitam, saibam onde os sobreviventes desta doença chegam(ou nem chegam). 
Um preparo porque precisarão de ajuda familiar ou profissional cotidianamente.
Precisarão de muita fé na vida, paciência, cuidados, amor, conhecimento, resignação.

Abraços carinhosos a cada Cuidador(a)

segunda-feira, 3 de junho de 2013

As Pessoas com Demências(Alzheimer-uma delas)têm mais fome

Verdade, realidade.
Muito bom o indicador!
Posso afirmar que aconteceu e acontece com minha Mãe(embora nada fale, tenhamos que alimentá-la com colher de café e tudo batido no liquificador). 
A pesquisa, liderada pelo Dr. Olivier Piguet do Neuroscience Research Austrália, mostra pela primeira vez que algumas pessoas com demência frontotemporal têm deterioração na região do cérebro que controla a fome A demência frontotemporal (DFT) é um tipo de demência que pode afetar as pessoas em seus 50 e 60 anos, bem como jovens de até 30 anos de idade.

O líder do estudo, o Dr. Olivier Piguet, disse que em todos os casos estudados eles encontraram encolhimento no hipotálamo. O hipotálamo é a pequena área no centro do cérebro que regula a fome (isso sendo bemmmm resumido, porque o hipotálamo tem outras tantas funções – olha ele aí embaixo!!).

hypothalamus
De acordo com Dr. Piquet,” Quanto mais pronunciado o ‘problema com a comida’, mais grave é a retração na seção traseira do hipotálamo.” Dr. Piquet também disse que algumas pessoas com DFT podem comer mais que sua quantidade habitual de comida e outros pratos e, às vezes, até mesmo comer objetos não comestíveis.

Embora a pesquisa do Dr. Piquet tenha sido focada na DFT, é fácil estender esse sintoma para outras formas de demência, incluindo a doença de Alzheimer , o que também pode ser causado pelo encolhimento do cérebro nesta área que controla a fome.

“Achamos que as células dessa região do cérebro perdem a capacidade de dizer a esses indivíduos que eles não precisam mais comer, que foi suficiente“, diz o Dr. Piguet.

Essas pessoas tornam-se incapazes de controlar seu desejo de comer, elas geralmente tem “desejo constante” de ingerir alimentos doces e ricos em carboidratos e, além de tudo, comem de forma socialmente inadequada, uma situação que não é saudável para o indivíduo e muito angustiante para a família.

“Eles podem roubar comida das pessoas que estão ao seu redor ou ir à procura de uma tigela de açúcar e comer a coisa toda“, diz o Dr. Piguet. “Algumas pessoas vão mesmo comer objetos não comestíveis, como uma caneta.”

A boa notícia em relação a essa nova pesquisa é que “agora sabemos o local exato do problema, podemos trabalhar na compreensão do mecanismo e projetar um tratamento para atingir esse sintoma“, diz o Dr. Piguet.

O estudo Austrália Neuroscience Research, publicado em Annals of Neurology, olhou para exames de ressonância magnética do cérebro de 18 pessoas com DFT, bem como o tecido cerebral post-mortemde mais 12 pessoas com a doença.

Dr Piguet também descobriu que pessoas com encolhimento particularmente grave na região também tendem a ter depósitos anormais de um tipo de proteína no cérebro chamada TDP-43.

“Isto sugere-nos que alguém com DFT quem tem problemas alimentares graves provavelmente têm esse tipo de proteína anormal no cérebro. Isso nos ajudará a diagnosticar melhor o tipo de demência um paciente e ajudar a projetar um tratamento.”

Ou seja, a fome insaciável das pessoas com demência deve-se à diminuição de uma parte do Hipotálamo!!